Castelos Brancos/White Castles

About This Project

CASTELOS BRANCOS

 

Construído durante o inverno no norte dos Estados Unidos, o ensaio é um estudo sobre a paisagem em seu caráter fugaz e transitório. Castelos Brancos evidencia a ação diária transformadora, tanto humana quanto natural, sobre o ambiente urbano. No período de nevascas, homens e máquinas vão às ruas diariamente para liberar os caminhos, abrindo trilhas no gelo acumulado nas ruas. Mas a neve petrificada continua por ali, pode levar semanas para derreter completamente e, diante da inviabilidade de transportá-lo por grandes distâncias, resta a alternativa de amontoá-la num canto qualquer onde menos incomodar.

Assim, a neve densa é empurrada para sarjetas, beira de calçadas, ocupa parte dos estacionamentos e, nesse ajuntamento forçado, ergue-se em formas aleatórias, como acidentes geográficos instantâneos, como grotescas edificações em espaços públicos e privados.

São esses “castelos” de neve – que aqui se apresentam como uma alegoria da arte escultórica – os objetos de que me aproprio para construir um ensaio fotográfico baseado na aleatoriedade.

Date