Último dia para inscrições

Último dia para inscrições

Termina hoje, às 23h59, o prazo para inscrever-se no processo de seleção para participar da oficina “Toda casa tem um pouco de museu”, a ser ministrada pelo artista paraense Alexandre Sequeira. As aulas acontecem de 27 de novembro a 1º de dezembro no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

Inscrições
Os interessados devem enviar portfolio contendo entre 10 e 20 imagens que tratem preferencialmente de um mesmo tema. Os critérios para seleção serão criatividade, coerência com o tema escolhido e capacidade de transmitir uma ideia através de imagens. Serão escolhidos 15 participantes.

Todo o material deve ser comprimido num arquivo zip (ou similar) e não pode ultrapassar 10 MB de tamanho. O arquivo deve ser intitulado com o nome do concorrente e enviado para o e-mail rodrigozeferino@hotmail.com.

No campo assunto, devem constar os seguintes dizeres: “Inscrição para convocatória de oficinas do projeto O Grande Vizinho”. No corpo do e-mail o candidato também deverá preencher as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, atividade profissional ou curso universitário e período, endereço e telefone.

Cada participante deverá levar seu próprio equipamento. São permitidos desde câmeras profissionais até smartphones, sem nenhuma restrição. Estão incluídas saídas em grupo a campo para captação de imagens, com transporte gratuito em vans oferecido pelo projeto.

Imagem da série Nazaré do Mocajuba (2005), de autoria de Sequeira. O autor trabalha a fotografia como vetor de aproximação e troca de impressões do mundo. No alto, registro da oficina “A fotografia como estratégia de encontro”, realizada por ele em Padre Azul (MG)

Sobre a oficina

O curso foi desenvolvido por Sequeira para integrar o projeto O Grande Vizinho, cuja exposição está em cartaz na galeria do Centro Cultural Usiminas até 02 de fevereiro de 2019. Para dialogar com o conceito do trabalho de autoria de Rodrigo Zeferino, o artista paraense vai propor aos participantes selecionados um olhar fotográfico sobre Ipatinga.

Na prática, a ideia é promover uma interação entre os participantes e sua realidade a partir do reconhecimento de residências da cidade que guardem referências acerca da de sua própria história. Com base nos registros fotográficos a serem feitos e nos depoimentos de moradores destes locais, será traçado um mapa afetivo do lugar desenvolvendo nos participantes uma percepção sensível e crítica de seu universo, considerando as transformações ocorridas com o passar dos tempos.

O objetivo é reunir material audiovisual que sirva de insumo para a elaboração de uma plataforma virtual (blog gratuito) que socialize histórias e imagens do lugar que, muitas vezes, se mantém restritas a algumas esferas familiares.

Nilmar Lage

Seguem abertas as inscrições para a segunda oficina “Viu? Observe a cidade”, a ser ministrada pelo fotógrafo ipatinguense Nilmar Lage. O prazo termina no dia 11 de dezembro de 2018. O resultado será divulgado no dia 08 de janeiro. As aulas acontecerão diariamente entre 24 a 29 de janeiro (2019).

 

 

No Comments

Post A Comment