24 set O projeto
O Grande Vizinho é uma narrativa fotográfica que venho construindo nos últimos três anos. O trabalho é um vislumbre bastante subjetivo do ambiente em que convivem os moradores do Vale do Aço mineiro, em especial da cidade de Ipatinga, onde se localiza a maior planta siderúrgica de aços planos da América Latina.
Pra quem não conhece, Ipatinga foi planejada para abrigar a usina. Seus bairros foram construídos originalmente em torno da planta, circundando todo seu perímetro. É um caso bastante peculiar, uma vez que grandes plantas industriais, em geral, são instaladas a uma certa distância dos centros urbanos. Pois aqui, a distância entre os fornos de uma das coquerias e o prédio da Prefeitura Municipal, por exemplo, não passa de 200 metros.
Sendo natural da cidade, passei boa parte da minha vida observando esse skyline onde chaminés, torres de vapor e altos-fornos têm maior destaque que os prédios. E foi revendo fotos descompromissadas de meu arquivo que meio veio o insight de produzir uma série para tratar do assunto. Aos poucos começou a nascer O Grande Vizinho, que é a interpretação da própria usina, vizinha de todos os moradores da cidade.
O ensaio fotográfico, agora finalizado, terá sua primeira exposição completa na cidade, a partir do dia 13 de novembro, no Centro Cultural Usiminas. A própria Usiminas, cuja direção teve sensibilidade de aceitar e incorporar a ideia, é patrocinadora do projeto, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
No Comments