O Vizinho revisitado

O Vizinho revisitado

O projeto O Grande Vizinho nasceu de uma sensação de estranhamento que carreguei comigo durante décadas. Morei a maior parte de minha vida numa cidade que, ao mesmo tempo, exibe uma natureza exuberante e uma atividade industrial massiva. Circular entre esses dois mundos sempre me despertou reflexões variadas e em 2015 dei o start na construção de uma narrativa fotográfica que pudesse comunicar esse meu sentimento.
Ao ver consolidada essa série que fala da cidade e de sua relação com a siderurgia, notei que não poderia parar ali. Passei um longo período apontando uma teleobjetiva para um gigante de metal, sempre à distância. Decidi que precisaria chegar perto, desejava penetrar este universo complexo e assustador.
Assim surgiu a segunda fase do trabalho. Durante alguns meses de negociação, consegui a autorização da Usiminas, patrocinadora do projeto via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, para circular por todas as áreas da usina, com uma liberdade da qual nem eu imaginava que poderia desfrutar.

A diretoria da empresa, representada pelo diretor Roberto Maia, aceitou a ideia e apoiou de forma admirável sua execução. Assim, passei 4 meses fazendo visitas frequentes ao interior do Vizinho, circulando por todas as áreas que desejava, chegando a locais que nem mesmo os operários costumam acessar com frequência.
Assim surgiu uma nova série de imagens e vídeos que serão apresentadas na exposição na galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a partir do dia 13 de novembro.

Aciaria

No Comments

Post A Comment